2010
22/01/2011 às 17:23
O número oficial de mortos em consequência das chuvas que atingem a Região Serrana do Estado Rio de Janeiro desde o último dia 11 chega a 765, segundo o Instituto Médico Legal (IML).
Entretanto, a secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil contabilizou, até o momento, 787 vítimas fatais. De acordo com o Ministério Público Estadual, 400 pessoas estão desaparecidas. Além delas, 7.780 estão desalojadas (aquelas que estão na casa de vizinhos ou familiares) e 6.050 estão desabrigadas (aquelas que perderam tudo e necessitam de abrigos públicos). Segundo o boletim, em Petrópolis são 3.600 desalojados e 2.800 desabrigados. Em Teresópolis, são 960 desalojados e 1.280 desabrigados. Já em Nova Friburgo, há 3.220 desalojados e 1.970 desabrigados.
A Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos informou que sete mil famílias afetadas pela tragédia das chuvas na Região Serrana serão beneficiadas pelo aluguel social. Seis mil famílias de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo receberão mensalmente R$ 500, por um período de 12 meses. Já nos outros quatro municípios que sofreram com a catástrofe (Areal, Bom Jardim, Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto), mil famílias serão beneficiadas, com R$ 400 mensais.
Fonte: IG notícias Último Segundo
Ninguém sabe ao certo pq, mas especialistas apontam que a caracteristica do solo,o tipo de relevo, favoreceu, em 2010 foi um encontro de frentes(não lembro bem) mais que ocorreu muita chuva num lugar só, a vazão foi tão grande que alagou partes do RJ.
ResponderExcluirMas aquecimento global isso está descartado (sera mesmo?)
eu acretito que tenha influência de 6 a 8%.(já aconteceu em outras épocas isso na região serrana do rio)
Essas coisas não são incomuns na região tropical.
Triste a população aumentou e a trajedia foi maior!
Morar em região serrana tem seus riscos, apesar de ter Humidade clima agradável.